quarta-feira, janeiro 24, 2007

Continuando minhas vazias observações sobre o nada, e teoricamente superados meus problemas com iogurtes laxantes (ver post abaixo), proponho uma questão sobre um assunto que me incomoda desde a queda de Constantinopla.





Mosquitos de banheiro. Sim! Quem são eles? O que querem? De onde vêm? Para onde vão? Quando eu era pequeno e tinha explicação pra tudo (tá certo, ok, isso não mudou muito), lá pelos meus 6-7 anos, formulei uma teoria sobre a transmissão da AIDS. Sim, esses coraçõezinhos cinzas voadores eram os vetores! Eles picavam as pessoas, a doença passava pelo sangue e por vários órgãos. Tá, ok, ok, sei que não era muito razoável, mas quero ver algum de vocês arranjar uma explicação melhor!

Também conhecidos como mosquito-chambinho (brilhante associação, não?) ou mosca-dos-filtros, pertencem ao Reino Animalia, Filo Arthropoda, Classe Insecta, Ordem Diptera, Subordem Nematocera, Família Psychodidae, Gênero Psychida e Telmatoscopus.

E o que raios eles fazem nos nossos banheiros? São algum tipo de insetos pansexuais vouyers? Não. A resposta é muito simples, e até desagradável. Algumas das explicações sobre o universo deveriam continuar em sigilo, tal qual faziam os monges copistas. Nossos amiguinhos se alimentam de fungos que crescem no material orgânico presente nos encanamentos, principalmente nos ralos. Suas larvas são depositadas nessas tubulações. Vivem uma média de duas semanas, colocam de 30-100 ovos e têm de 1.5-5 mm.


Next?


Fontes:
Yahoo! Respostas
Wikipedia
Pragas.com.br

Nenhum comentário: